Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Sabado, 12 de Outubro de 2024
Com 90 mil famílias sob ameaça, SP é o estado com maior nº de despejos

Cidades

Com 90 mil famílias sob ameaça, SP é o estado com maior nº de despejos

Levantamento mostra que 9.508 famílias foram despejadas no estado em cerca de 2 anos. É quase o dobro do total no Amazonas, 2º em ranking

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

São Paulo — Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (14/8) revela que, de outubro de 2022 a julho de 2024, 9.508 famílias foram despejadas no estado de São Paulo. Além dessas, segundo a Campanha Despejo Zero, da ONG Habitat Brasil, outras 90.015 pessoas estão sob ameaça de despejo.

O estado lidera o ranking nos dois indicativos e tem cerca de o dobro de famílias nessas situações quando comparado com os segundos colocados no ranking. Atrás de São Paulo, Pernambuco aparece como o segundo estado com mais famílias sob ameaça de despejo (43.411) e o Amazonas é o segundo colocado no número de famílias despejadas (5.441).

As principais justificativas para as ameaças de remoção e despejo das famílias em São Paulo são, em 51% dos casos, a reintegração de posse ou violação da posse ou propriedade do autor do processo, em 16% das situações, irregularidade urbanística ou edilícia e, em 12% dos episódios, as famílias são removidas por causa do impacto de obras públicas e/ou projetos de urbanização.

Publicidade

Leia Também:

Outros 11% dos casos são justificados pelo fato de as moradias estarem em área de risco. Há ainda, um total de 10% de despejos de casas em áreas de proteção ambiental.

Pandemia suspendeu despejos

Em junho de 2021, O Supremo Tribunal Federal suspendeu os despejos por causa da pandemia de Covid-19. Uma lei aprovada no mesmo ano pelo Congresso Nacional suspendeu essas ações até o dia 31 de dezembro de 2021.

Depois da aprovação da lei, o STF ainda prorrogou por três vezes a medida, até outubro de 2022.

Um milhão de afetados

De acordo com a pesquisa da Habitat Brasil, há no país 1.524.556 de pessoas afetadas por despejo ou remoção forçada.

O relatório também mostra que 66,3% das pessoas afetadas por ordens de despejo se autodeclaram pretas e pardas. Mais da metade (62,6%) são mulheres.

A medida afeta os mais pobres: 74,5% ganha até dois salários mínimos.

Após o fim da medida que suspendia as ordens de despejo no Brasil, adotada durante a pandemia, houve um aumento de 70% das ações de despejos e remoções forçadas no Brasil entre outubro de 2022 e julho de 2024.

Para além dos despejos, de acordo com dados da instituição de pesquisa Fundação João Pinheiro, o Brasil conta com um déficit de 6,2 milhões de domicílios.

Além disso, 26,5 milhões de residências são consideradas inadequadas para habitação.

FONTE/CRÉDITOS: metropoles.com
Comentários:
Jornal KM 26

Publicado por:

Jornal KM 26

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!